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Terapia Complementar

Reabilitação Neuropsicológica

A Reabilitação Neuropsicológica tem como objetivo tratar as alterações cognitivas e comportamentais decorrentes de lesões cerebrais, mas também atua em casos de distúrbios neurológicos sem lesão aparente. A intervenção visa solucionar problemas emocionais, comportamentais e sociais decorrentes dos danos cerebrais e promover a autonomia e qualidade de vida do paciente e seus familiares.

A Reabilitação Cognitiva visa recuperar funções cognitivas prejudicadas, potencializar a reorganização funcional do cérebro, compensar as dificuldades com recursos alternativos e reduzir o impacto das alterações na vida diária

O treino cognitivo abrange intervenções voltadas para alterações específicas do funcionamento cognitivo, dentre elas, alterações de memória, atenção, funções executivas, linguagem, déficits visuoperceptivos e visuoespaciais.

Utiliza-se de métodos de recuperação das funções cognitivas e de estratégias compensatórias que visam reduzir o impacto desses problemas na vida diária dos pacientes.

Profissional Responsável

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Patricia Fulli

Especialista em Gestalt-Terapia

Neuropsicóloga

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Clube do Livro Sénior
Brinquedos coloridos

Psicopedagogia

A psicopedagogia é uma área interdisciplinar que estuda os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, com o objetivo de identificar as dificuldades e transtornos que impedem o indivíduo de aprender, e de buscar estratégias para superar esses obstáculos.

A psicopedagogia é uma ciência que busca compreender a complexidade da relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento humano, e procura integrar as contribuições da psicologia, da pedagogia, da psicopedagogia, da neurociência e de outras áreas afins para entender o processo de aprendizagem.

O psicopedagogo atua no diagnóstico, prevenção e intervenção de dificuldades de aprendizagem, avaliando as habilidades cognitivas, emocionais e sociais do indivíduo, além das influências do ambiente em seu processo de aprendizagem. A partir dessas avaliações, são desenvolvidas estratégias para promover a aprendizagem, que podem incluir acompanhamento individualizado, orientação aos pais e professores, intervenções psicopedagógicas, entre outras ações.

A psicopedagogia pode ser aplicada em diversas áreas, desde a educação infantil até a formação de adultos, e também pode ser utilizada em empresas para aprimorar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos funcionários.

Em resumo, a psicopedagogia é uma área que busca compreender a complexidade da aprendizagem humana, identificar dificuldades e transtornos que possam impedir esse processo e buscar estratégias para superar esses obstáculos, promovendo o desenvolvimento humano e aprimorando a qualidade de vida das pessoas.

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