
Terapia Cognitivo Comportamental
A especialidade

É caracterizado pela observação do comportamento influenciado pelos sentimentos, além da resolução dos distúrbios presentes no quadro clínico atual do paciente
De modo geral, a terapia cognitivo comportamental é um conjunto de procedimentos que une técnicas da terapia cognitiva e da terapia comportamental, e visa entender a maneira como o paciente entende as situações, aspectos e fatores emocionais e comportamentais. O princípio básico é que os fenômenos, acontecimentos e fatos cotidianos interferem na perspectiva — no cognitivo — e visão do mundo de cada pessoa, modificando assim seu comportamento, crenças e pensamentos. Ou seja, a terapia cognitivo comportamental investiga situações como as distorções cognitivas e o modo que isso influência no comportamento do paciente.
Segundo o Conselho Nacional de Psicologia, os principais transtornos psicológicos tratados por meio da TCC, são os seguintes:
-
Depressão
-
Transtorno de Ansiedade
-
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
-
Síndrome do Pânico
-
Fobia Social
Ou seja, são os distúrbios que afetam a mentalidade e perspectiva do paciente em relação a sua própria vida, e consequentemente influenciam em seu comportamento. É importante ressaltar que a TCC trata justamente essa ligação entre os pensamentos e os sentimentos, e busca fazer uma interpretação correta desse processo.